Fisioterapia
Imagem corporal
A imagem corporal é a percepção que uma pessoa tem do seu próprio corpo.
Essa imagem podem gerar pensamentos e sentimentos que resultam dessa percepção.
Esses sentimentos podem ser positivos, negativos ou ambos e são influenciados por fatores individuais e ambientais.
A imagem corporal também pode ser a maneira como você se vê quando se olha no espelho ou quando você se imagina em sua mente. Ela é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e pensamos o nosso corpo, também é a forma como acreditamos que os outros nos veem.
​
Distorção da imagem corporal
A distorção da imagem corporal é definida como a incapacidade da pessoa de reconhecer adequadamente e de forma realista o tamanho e a forma do seu corpo.
Na presença da distorção, a pessoa pode se sentir maior ou menor do que ela realmente é, sentir que apenas uma parte do corpo é maior ou mais desconfortável, ou até mesmo de não reconhecer o corpo todo
Na distorção da imagem corporal a insatisfação e a preocupação com o corpo pode ser tão intensas, que a pessoa vive em função do corpo, das crenças em relação a ele, e de todos os aspectos relacionados ao corpo dentro da sociedade: comparação com outros corpos e o autojulgamento destrutivo de que o corpo é inadequado.
Não é uma invenção da pessoa muito menos uma forma de chamar a atenção ou “não ter nada melhor para fazer”.
O que acontece de fato é que o cérebro registra neurologicamente, um mapa da sensação que a pessoa tem do corpo dela.
Através da fisioterapia é possível ir até a raíz do problema da distorção de imagem, estimulando a compreensão sobre a forma e os limites que o corpo tem.
Quando uma pessoa tem distorção de imagem, geralmente seu processo de compreensão do esquema corporal está desconectado da realidade. Ou seja, existe uma projeção inadequada da forma que aquele corpo tem.
O fisioterapeuta é quem consegue alinhar essa compreensão ao que é real na forma do corpo.